pesquisar este blog

seguidores

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Redução do Parque da Serra da Canastra

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou a transformação de 47.628,51 hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC) em área de proteção ambiental (APA). A medida foi aprovada na forma de substitutivo do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) aos projetos de lei 1448/07 e 1517/07, dos deputados Odair Cunha (PT-MG), Maria do Carmo Lara (PT-MG), Geraldo Thadeu (PPS-MG) e Rafael Guerra (PSDB-MG) e do ex-deputado Carlos Melles (DEM-MG).
O Projeto de Lei 1448/07 redefine os limites do parque. Com a mudança, a área total do parque, que hoje é de 197.797,05, será reduzida para 150.168,54. O Projeto de Lei 1517/07 cria a APA com a área desmembrada do parque.
De acordo com o relator, o objetivo é solucionar conflitos surgidos desde a implantação da reserva, há 30 anos, e permitir o desenvolvimento de atividades econômicas. Diferentemente dos parques nacionais, as APAs são unidades de conservação, nas quais é possível manter da propriedade privada e desenvolver atividades econômicas, desde que respeitados o princípio da sustentabilidade. (Fonte: Vania Alves/PCS)
Agora vejamos.... e as espécies de fauna e flora que não seram mais protegidas em favor do desenvolvimento?
Mais uma vez o meio ambiente é deixado de lado!
E o nosso rio São Francisco como fica nessa história?
E os nossos deputados ainda saem como "defensores ambientais"...
ah! me poupe!


Sugestão de Leitura: http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/20174-canastra-a-um-passo-do-recorte

Um comentário:

  1. Muito bom saber disso, a pena é que eles fazem e acaba que as pessoas em geral só sabem depois que está tudo aprovado e quase concluído, o pior de tudo é da forma que é passada pra população parece ser a coisa mais bem feita que podia ser feita no local...parabéns pela a informação que prestou aqui...bjs.

    ResponderExcluir