pesquisar este blog

seguidores

domingo, 6 de dezembro de 2009

BRASILEIROS SÃO OS MAIS PREOCUPADOS COM O AQUECIMENTO

Falta pouco tempo para a COP-15 e, a fim de pressionar os líderes globais que estarão presentes na reunião, o Instituto Pew Research Center, dos EUA, divulgou uma pesquisa – realizada em 25 países –, que mostrou que a preocupação com o clima é “amplamente compartilhada em todo o mundo”, nas palavras dos próprios realizadores do estudo.

Ainda assim, foram os brasileiros que mais se destacaram nos resultados. 90% dos 800 entrevistados consideraram que o aquecimento global é um “problema muito sério”, o que colocou o Brasil como número 1 no ranking dos países conscientes da pesquisa.

Os argentinos ocupam a segunda posição da lista, com um percentual bem abaixo do brasileiro: 69% deles se preocupam com as mudanças climáticas. Os últimos lugares do ranking ficaram por conta dos EUA (44%) e da China (30%) – ironicamente, os dois países que lideram a lista das nações que mais poluem no planeta.

Mas, quando o assunto foi ter disposição para fazer algo que, de fato, ajude a combater o aquecimento global, os chineses se destacaram e ocuparam a primeira posição do ranking. Isso porque 88% deles estão dispostos a pagar preços mais altos de energia e 82% concordam que os países devam reduzir o ritmo do crescimento econômico para proteger o meio ambiente.

Os índices do Brasil foram mais baixos, mostrando que nem todos os brasileiros que se preocupam com as mudanças climáticas estão dispostos a fazer grandes sacrifícios para combatê-las. 79% concordam em diminuir o ritmo macroeconômico do país e 48% pagariam preços mais altos pela energia.

Ainda assim, os índices da pesquisa, de uma forma geral, foram considerados positivos para os pesquisadores do Pew Research Center e, segundo eles, servem para mostrar aos líderes que estarão em Copenhague que o mundo todo está de olho no que acontecerá com o clima daqui pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário