pesquisar este blog

seguidores

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PRIMEIRO CENTRO DE MANEJO DE FAUNA DA CAATINGA

A Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), com recursos do Ministério da Integração Nacional, está implantando o primeiro Centro de Manejo de Fauna da Caatinga do país, o Cemafauna. Localizado em Petrolina (PE), o centro que está em fase final de construção, desenvolverá pesquisas sobre a caatinga, um bioma extremamente rico e pouco estudado pela comunidade científica.

O objetivo desta iniciativa é resgatar, identificar, tratar, recuperar e destinar os animais silvestres apreendidos na área dos lotes de supressão de vegetação e reservatórios do Projeto São Francisco.

Os animais resgatados pelo Cemafauna passarão a fazer parte do Sistema de Fauna (Sisfauna/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-Ibama), uma ação inédita de gerenciamento. “O Cemafauna é o primeiro centro de referência da caatinga no Brasil. Aqui, além de atender às demandas do Projeto São Francisco e às condicionantes do Ibama, teremos condições de desenvolver diversas pesquisas com animais resgatados nas áreas de influência direta e indireta do empreendimento”, afirmou o professor Luiz Cezar Machado Pereira, pesquisador da Univasf e coordenador do Programa de Fauna.

Aliados ao Cemafauna estão os Centros de Triagem Móveis, estruturados em contêineres onde técnicos da área de Medicina Veterinária trabalharão na assistência necessária aos animais resgatados nas frentes de obras dos Eixos Norte e Leste. É nos Centros Móveis que os animais silvestres eventualmente feridos poderão receber os primeiros socorros e ficarem em observação. Já os animais em situação de maior gravidade serão encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Veterinário da universidade, também em construção.

Outra atribuição do Cemafauna é a identificação, tratamento de zoonoses, recuperação e reintegração dos animais silvestres à mata nativa. Além disso, desenvolverá atividades de educação ambiental e proteção da fauna para as comunidades inseridas no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.


Fonte: Ministério da Integração

Nenhum comentário:

Postar um comentário