pesquisar este blog

seguidores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

RELAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA COM O PLANETA – O SEMIÁRIDO E SUAS GENTES

A nossa querida “Gaia” vem sofrendo modificações ao longo do tempo. O homem sem dúvida nenhuma é o autor principal dessas modificações, através de sua ganância, evolução, vaidade e egoísmo. Estamos diante de um cenário preocupante, desaparecimento de espécies, de rios, de culturas; aparecimento de desgraças, fome catástrofes e guerras. De quem é a culpa? É nossa.
O homem vem evoluindo com uma visão antropocêntrica, onde ele se sente o dono do universo e não parte dele, isso se dissipou há séculos, através da autoritária Igreja, que até os tempos de hoje monopoliza o pensamento dos seus seguidores, esquecem que Deus também faz parte do meio, que a então busca pela felicidade, essa que motiva os homens a destruírem nosso planeta, cada vez mais atrás de recursos para se satisfazerem. Esquecem que a felicidade está no próprio indivíduo e na natureza.
A busca pelos valores materiais, onde o rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre, vem sendo “esfregada” em nossos olhos todos os dias, no jornal, na televisão, no rádio, no vizinho, dentro de nossas casas. Não há lugar mais belo do que nossa caatinga, e vejo que está ameaçada em favor do progresso.
O homem sertanejo é um lutador incansável, que aprendeu com seus pais, que aprendeu com seus avôs a lidar com as terras do sertão. Conhecimentos e culturas incomparáveis, ricas em saberes populares.
A alma da caatinga está inserida em seus sertanejos, em seus indígenas, enfim em sua gente. Bioma único no planeta, com espécies endêmicas, aquelas que só poderiam existir aqui mesmo, como a arara azul de lear, símbolo da nossa beleza. Ecossistema com espécies de plantas e animais que ainda nem temos conhecimento, pessoas que tem aqui a sua identidade e sua felicidade.
O então “progresso” vem chegando pelas bandas de cá, a agricultura vem derrubando nossas matas, desertificando, ta tudo virando pasto, em vez de pessoas, o boi, o senhor do sertão. Queimadas destruindo a biodiversidade, o solo, queimadas estas que muitas vezes são originadas pelo aquecimento da terra. A caça predatória, por simples diversão ou por dinheiro, o tráfico de animais do semiárido. Essas questões são de extrema importância que devem ser discutidas e combatidas.
Além da nossa fauna e flora, nós temos a maior preciosidade do nosso país, o nosso “Tio Chico”, o velho rio que encanta com sua beleza e imponência. Rio da Integração Nacional, berço e identidade de milhares de pessoas, rio que abriga histórias, culturas, lendas e antepassados, rio que vem sendo “arrancado” de nossos braços.
A água se tornou o maior motivo para a guerra, as pessoas brigam por ela, o então projeto de transposição é o espelho dessa questão, mudar o curso natural do rio para beneficiar uma minoria de pessoas, já basta o represamento através das usinas hidroelétricas, que destruíram cidades, fauna, flora e pessoas.
Cadê o projeto de revitalização do nosso rio? Ninguém lá no poder toca mais no assunto, enquanto isso em Brasília, malas, cuecas e meias estão prontas para partir.
Não podemos fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo, nós que somos conhecedores do assunto temos que esclarecer a população, temos que criar tecnologias mais limpas, lutar por melhores políticos e o principal de tudo, temos que educar nossas crianças. Implantar uma nova forma de pensamento, o pensamento ambiental, social e político. Acredito que através da educação possamos viver melhor, em um planeta mais limpo, sustentável e que possamos entender o verdadeiro significado da felicidade. Temos ainda muito o que aprender e lutar, afinal como diria Leonardo Boff: “ O universo inteiro é vida e está grávido de vida”.
Luana Selene Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário