pesquisar este blog

seguidores

segunda-feira, 1 de março de 2010

A voz da população chega às Ondas do São Francisco

Por: Paulenir Constâncio

Moradores de cinco municípios da bacia do Rio São Francisco vão produzir e veicular seus próprios programas de rádio sobre preservação ambiental em suas regiões. O projeto "Nas Ondas do São Francisco", do Ministério do Meio Ambiente, vai formar 200 moradores em toda a bacia para darem voz à revitalização do Velho Chico.

As oficinas começam em 1° de março e vão abordar temas relacionados à educação ambiental e à revitalização de bacias, em quatro turmas. Além de profissionais de várias rádios da região, participam do curso lideranças comunitárias, membros de comitês de bacias e servidores municipais e estaduais ligados ao meio ambiente.

As oficinais de produção, que acontecem em abril, fazem parte de uma Campanha Educativa promovida pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA. A ideia é estimular as comunidades locais para que participem nos processos de desenvolvimento, levando em consideração suas relações com os seus rios e com sua bacia hidrográfica.

Arcos (MG), Barreiras (BA), Afogado da Ingazeira (PE), Propriá (SE) e Pirapora (MG) foram os municípios selecionados para as oficinas. Foram contempladas as quatro regiões fisiográficas do Alto, Médio, Sub-médio e Baixo São Francisco. Em todas elas, o processo de revitalização do São Francisco já teve inicio.

O Projeto "Nas Ondas do São Francisco" foi lançado em dezembro de 2009 para levar cidadania ambiental às comunidades envolvidas no programa de revitalização. Emissoras comerciais e comunitárias fazem parte de uma rede de rádio formada para informar e levar educação ambiental à população que vive e trabalha na bacia do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário