As vezes me pergunto de quem é a culpa de tanto excesso de lixo, de quanta bagaceira temos em nossos armários que não tem uso, lembro-me de um amigo que me contou uma história de uma senhora que ia no super mercado e comprava coisas que nem sabiam pra que serve, só porque lá tinha escrito assim, compre dois e ganhe isso, na hora eu ri muito e é realmente engraçado, mais a maioria é parecida nisso, consumimos e consumimos e nunca deixamos de consumir com excessos, seria por culpa do capitalismo induzido em nossas vidas desde sempre, das propagandas super bem feitas e engraçadas que passam na tv, nas formas de pagamento enganativas ou na própria educação consumista deixada por nossos ante-passados, seria agradável para o governo que nós pobres peões desse xadrez fossemos educados a não consumir tanto por causa da salvação do planeta, acho que não, outro dia assisti um documentário que falava sobre esse tema e nele passou um vídeo em que o então ex-presidente dos USA em meio a crise pós 11 de setembro em que todos os americanos estavam amedrontados com as armas biológicas, ele dizia ao seu povo que nada poderia fazê-los deixar de consumir porque isso seria uma vitória do terrorismo, isso já é também uma forma de terrorismo induzida pelo próprio homem do poder. Não podemos ser tão consumistas, isso é fato, mais também não podemos deixar de viver!
Os comportamentos de compra
Segundo psicossociólogos, os consumidores tem o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
Há também todo um processo de estimulo dos sentidos das pessoas que se dá no processo de compra. Para algumas pessoas o estímulo é visual, quando estas vêem algo e querem possuí-lo, já outras têm o estimulo olfativo, e por fim o auditivo.
Obs.: Não sei em qual dos grupos eu estou, mais não acho que seja o mais leve, hehehe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário